Translator

terça-feira, 25 de junho de 2013

PORTUGAL NA TAILÂNDIA - TORNEIO DE GOLFE HÁ 10 ANOS

 
Portugal esteve representado no passado dia 11 Outubro no torneio de golfe, ”BMW Golf  Cup International” organizado pela filial, em Banguecoque,  da conhecida marca de automóveis, alemã, BMW com a participação de sessenta golfistas, de nacionalidade tailandesa. 
 .
  .
O evento teve lugar  a 200 quilómetros, ao oeste, da capital da Tailândia no “Imperial Lake View Hotel & Golf Club”,  a uma dezena de quilómetros das estâncias balneares de Cha Am e Hua Hin.
  .
Portugal não estava presente com nacionais  praticantes da modalidade mas patrocinou, em parte, a festa final do torneio; a entrega dos prémios aos vencedores, com decoração de amostra das belezas de Portugal; larga quantidade de vinho ( incluindo o mundialmente famoso Matéus Rosé);  um Porto de Honra da casa Burmester, sardinhas com o finissimo azeite, extra, dos olivais do  Alentejo.                                      
.
O torneio foi realizado sob o desígnio de que os  os três primeiros vencedores, tailandeses, do torneio da “BMW (Thailand) Co. Ltd” irão participar de 3 a 8 de Novembro no “Caesar Park Penha Longa Golf Club” nos arredores de Lisboa, na “Grande Final  da BMW “ e onde será coroado o vencedor, internacional, do ano 2003. Foi este o motivo para a concessão do patrocínio português.
 .
 
O Embaixador de Portugal João de Lima Pimentel, a chefiar a Missão Diplomática Portuguesa, em Banguecoque, esteve presente enquanto convidado de honra do Presidende da BMW da Tailândia,  Dr. Frank Roesler.

 
A festa final do torneio incluíu um “cocktail”,  para cerca de uma centenas de pessoas.Como cenário de fundo, para o beberete, foi escolhido um espaço com coqueiros e outras árvores exóticas,  circundando a monumental piscina e, mais para além, o relvado do magnífico campo de golfe, abraçado por altas e onduladas cordilheiras que circundam todo o espaço desportivo e de lazer.
            
Entre este maravilhoso  cenário, tropical, destacavam- se as cores dos trajes minhotos vestidos por  quatro jovens tailandesas que bem se conjugam, como no verde Minho, com o espaço coberto de relva, verdinha e viçosa
.
 
Pelas 7:30 da tarde deu-se o início ao jantar, numa sala totalmente decorada com motivos portugueses, com as jovens vestidas à minhota à porta a transmitir as boas vindas aos convidados e aperitivos portuguese. No interior, estavam pendurados nas paredes laterais “posters” alusivos a Portugal, bandeirinhas das quinas e toalhas dobradas alternadamente ao comprido das mesas de cores verde e vermelha.
.
Depois dos convidados estarem sentados às mesas e, antes do repasto, falou  Julia Esterer, vice-Directora do “marketing” da BMW na Tailândia que saudou e deu as boas vindas a todos os presentes e convidou, em seguida, o Embaixador Lima Pimentel para que usasse da palavra.
 .
.
Lima Pimentel num improviso, depois dos cumprimentos de saudação aos presentes e as felicitações aos vencedores do torneio, referiu-se aos campos de golfe de Portugal e conhecidos como os melhores da Europa e os preferidos pelos grandes campeões mundiais e entusiastas deste desporto de elite. Enalteceu a gastronomia e o vinho portugueses. Recordou o mar da costa Atlântica e os monumentos que definem Portugal como um país de descobridores, de que viria a transformar o mundo e a unir os povos dos cinco continentes. 
 .
 
O Embaixador Lima Pimentel fez a entrega dos prémios aos vencedores: Torpong Pongsivapai e Yukol Yigyong Yigyongij (classe Flight A; Plakorn Wanglee, Somchai Ngampimol e Wichai Thanatchasai (classe Flight B) e na classe de senhoras (Flight C) Sawangwong Sattabusya,Ekdarun Srisanit, Weechadchada Yongsuvankun.
.
Terminou com um brinde desejando a continuação dos quase 500 anos de salutar e amistoso relacionamento entre Portugal e a Tailândia. A festa decorreu animadamente, as iguarias, servidas, foram de sabor, genuinamente, português, graças ao livro de culinária, editado na língua inglesa, de Maria Lourdes Modesto e facultado ao chefe de cosinha Thana Boonmawe.
 
.
Para a sobremesa os doces foram de paladar, também português com destaque o para fio de ovos, em cascata (Foi Tong) uma especialidade da Tailândia,  introduzida neste Reino pela lusa/descendente Maria Guiomar, há cerca de 300 anos, no “Ban Portuguete” (aldeia dos portugueses na antiga capital do Reino do Sião.
José Martins - 2003