Translator

segunda-feira, 11 de julho de 2011

TAILÂNDIA - EVENTO,CULTURAL, INTEGRADO NAS CELEBRAÇÕES DOS 500 ANOS DA CHEGADA DOS PORTUGUESES À TAILÂNDIA


No passado dia 7 de Julho, teve lugar no Museu Nacional da Tailândia (Banguecoque) um evento cultural com o título genérico "The Art Legacy", integrado no programa das celebrações dos 500 anos da chegada (1511) dos Portugueses ao Reino do Sião, em Ayuthaya.  
.
Presentes à importante cerimónia Sua Excelências: Mom Rajawongse Thepkamol Devakula, Conselheiro Privado de Sua Majestade o Rei da Tailândia, sua esposa Khunyng Kwanta Devakula; Anek Sihamat, Director-Geral Adjunto do Fine Arts Department da Tailândia (Belas Artes); M.R. Chakrarot Chitrabongs, Patrono do "National Museum Volunteers" e ex-Secretário Permanente do Ministério da Cultura, da Tailândia e os Embaixadores de Portugal, acreditados no Reino da Tailândia Maria e Jorge Torres Pereira; personalidades ligadas à cultura, às letras, diplomacia e a comunidade portuguesa e luso descendente residente na Tailândia.
.
"The Art Legacy", uma exposição onde foram colocados objectos de arte da colecção particular de Álvaro Sequeira Pinto, graciosamente cedidos e trazidos de Portugal para figurarem com outras obras de arte, antiga, da Biblioteca Nacional da Tailândia na exposição. Obras executadas por artesões tailandeses e portugueses, séculos atrás, na segunda capital do Reino Sião, Ayuthaya. 
.
S.E. Anek Sihamat, Director-Geral Adjunto do Fine Arts Department no uso da palavra.
.
Embaixador de Portugal, Jorge Torres Pereira usando da palavra na sessão solene de abertura do evento "The Art Legacy".
.
Texto, em língua inglesa com as palavras do discurso, de abertura, da Exposição "The Art Legacy", do Embaixador Torres Pereira
Corte da fita para a entrada da exposição "The Art Legacy".  Da esquerda para a direita:  Mom Rajawongse Thepkamol Devakul, Embaixatriz Maria Torres Pereira, Anek Sihamat. M.R. Chakrarot Chitrabongs, Embaixador Torres Pereira e Khunyng Kwanta Devakul.
.
Embaixador Torres Pereira e a Conselheira Luisa Dutra, acompanham os convidados, depois do corte da fita e dão explicações, em cima das obras, da colecção particular, de Álvaro Sequeira Pinto.
.
Embaixatriz Maria Torres Pereira (lado direito) assiste à sessão solene de abertura, junto e a seu lado esquerdo a Senadora Mom Rajavonse Prydiana Rangsit

O número dois da Embaixada de Portugal, diplomata José Serafino junto à Conselheira Cultural da Embaixada Luisa Dutra.
.
A comunidade Portuguesa e luso descendente.  Da esquerda para a direita: Nuno Caldeira da Silva (atrás) Conselheiro Diplomata da Delegação da Comissão da União Europeia em Banguecoque; Manuel Campos, Maria Martins, esposa de Manuel Campos, Pornpana e Kanda Martins.
.
Maria e Kanda Martins trocam impressões, durante o copo de água, com a Embaixatriz Maria Torres Pereira.
.
A Curadora, arqueológa, do Museu Nacional de Banguecoque, Riem Pompongpat,esposa do arqueólogo e Director do Fines Department, em Ayuthaya de quando as escavações do Campo de São Domingos (Ban Portuguet), que já não nos encontravamos há vários anos trocamos "dois dedos" de conversa e recordamos os 27 anos já passados desde 1984.
.
Minha mulher Kanda Martins e Riem Pompongpat, velhas conhecidas, trocam impressões durante o beberete.
.
Como decoração, surge a fazer pano  lateral, a Torre de Belém, no salão, onde foi proferida a conferência e servido o beberete.
.
Junto ao palco, da sala de conferências, ao  lado esquerdo, um painel a dar conta da grandeza do Grand Palace e antiga residência de Reis da Tailândia, era de Banguecoque.  
.
Obra em marfim da colecção particular de Álvaro Sequeira Pinto. Jesus Cristo, o Bom Pastor, posa reclinado, como outras imagens, semelhantes, do Lorde Buda. Sec. XVII. Colecção de Álvaro Sequeira Pinto
.
Marfim. Jesus Cristo o Bom Pastor, deitado numa cama, apoiando a cabeça com a mão direita. Obra fina, confeccionado em madeiras nobres, de marcenaria e torneados de suporte e decorativos, no topo, que se pode considerar uma obra   rara. De destaque os floreados, de cobertura da cama, lacados e uma aplicação, decorativa, milenária, entre a população dos tais.  Vamos encontrar, pinturas laqueadas, semelhantes, nos templos da Tailândia, nos dias que correm. Sec. XVII. Colecção de Álvaro Sequeira Pinto
.
Marfim: Jesus Cristo, o Bom Pastor, reclinado, com a mão direita apoiada no lombo de um cordeiro. XVII Colecção de Álvaro Sequeira Pinto.

Marfim: Menino Jesus. o Salvador do Mundo, segurando na mão esquerda o globo terrestre com uma cruz no topo. Sec.XVII  Colecção de Álvaro Sequeira Pinto

Marfim: Jesus Cristo o Bom Pastor, reclinado, com as vestes budistas e apoiando a cabeça com a mão esquerda. Sec.XVII Colecção de Álvaro Sequeira Pinto.

.
Um rosário e medalhas religiosas encontradas nas escavações da Igreja do Campo de São Domingos, "Ban Portuguet", em 1984. Museu Nacional da Tailândia
.
Dois cruxificos, um fundido em bronze e outro fundido em resinas de árvores, Objectos achados durante as escavações (1984) da igreja do Campo de São Domingos no "Ban Portuguet" (Aldeia dos Portugueses) em Ayuthaya. Museu Nacional da Tailândia