Translator

sábado, 2 de agosto de 2008

EMBAIXADA DE PORTUGAL EM BRASÍLIA - UM SENHOR BLOGUE

RECOMENDAMOS A VISITA AOS NOSSOS DOIS BLOGUES E WEBSITE AQUIMARIA




EMBAIXADA DE PORTUGAL EM BRASÍLIA - UM SENHOR BLOGUE

De quando em quando visitamos o blogue da Embaixada de Portugal em Brasília http://www.embaixada-portugal-brasil.blogspot.com elaborado pelo brilhante jornalista Carlos Fino. Recomendamos aos nossos leitores "passarem por lá" e apreciarem a qualidade dos tópicos inseridos. Há mais de 10 anos e de quando lançamos um dos primeiros websites, direccionado para o mundo lusófono, na internet www.aquimaria.com , tivemos a intenção de lançarmos um semelhante e que se referisse (só passado anos surgiu o blogue da Embaixada do Brasil), às actividades da Embaixada de Portugal em Banguecoque, comerciais, culturais e tantas outras que haveria muito para descrever. Apresentamos o nosso projecto ao então chefe de missão o embaixador Gabriel Mesquita de Brito, aprovou-o e deu-nos alento e luz verde para que seguissemos em frente. Entretanto, e sem contar, o embaixador saiu de Banguecoque, antes de terminar a sua comissão e nunca mais, até se reformar, viria a gerir outra missão ou consulado. Outros dois chefes de missão que se seguiram, Tadeu Soares (que me afirmou que no "Ban Portuguete", "Aldeia dos Portugueses" em Ayutya, não houvera missionários Jesuitas, tal era a sua ignorância, sobre a presença histórica de Portugal na Tailândia...!) e Lima Pimentel, nunca lhe apresentamos a nossa pretensão porque saberíamos, de antemão, que não seria aprovada. Desde que chegou a Banguecoque o embaixador Faria e Maya, demos-lhe conta das nossas pretensões e até recebemos as suas sugestões, em cima dos títulos genéricos, que encabeçam os blogues (que emendamos conforme os seus desejos) http://aquitailandia.blogspot.com e http://portugalnatailandia.blogspot.com . Em verdade não lhe encontramos nenhum entusiasmo. Seguimos em frente com dois blogues que inserem, desde que os fundamos, mais de 200 artigos, comportando mais de 2500 páginas onde além de muitas histórias insirimos centenas de imagens. Sabemos que não é literatura "fina" porque a nossa escolaridade está reduzida a quatro anos do ensino primário. Porém sabemos que os nossos artigos têm servido de fonte de informação para académicos e historiadores. Temos perdido centenas de horas a elaborar o material e muitas vezes até altas horas da noite!
Tudo que fazemos é por gosto e quem segue por prazer não cansa!
Por último parabéns ao embaixador Seixas da Costa que sem o seu suporte o Carlos Fino não poderiam elaborar um óptimo serviço para Portugal e o Brasil.
José Martins

8 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Martins: felecito-o pelo seu trabalho, que deve ser dificil num país como Tailândia. Posso estar errado, mas os informes que me chegam é que o jornalista Carlos Fino só começou à pouco tempo a escrever o blog. Diz-se no Brasil que era o Embaixador quem o fazia, todos os dias, perdendo horas nessa tarefa de interesse. Só há semanas o blog terá colaboração do jornalista Fino. Concordo consigo que não há nada melhor sobre Portugal e Brasil. Diz-se que o Embaixador vai sair. Todos esperamos que o blog prossiga, porque é muito útil a todos.

A. Ramos. S. Paulo

Jose Martins disse...

Caro amigo anónimo,
Não me admira nada que o senhor embaixador Seixas da Costa tenha, ele próprio antes, desenvolvido o blogue dado que lhe conhecemos as sua excelentes qualidades de um diplomata raro dentros dos meandros da diplomacia portuguesa!
Li algo que o senhor embaixador deixaria a Missão em Brasília, mas não faço ideia em que posto, no futuro, seria colocado
Vamos continuar a levar em frente o trabalho que nos propusemos faser. Junto à margem do Rio Kwai a três quilómetros a jusante da infamosa ponte um abraço amigo.
José Martins

Paulo Sempre disse...

Venho agradecer-lhe a sua visita e comentário que deixou no meu "humilde e «franciscano»" blogue (filhosdeumdeusmenor).
O meu quotidiano é sob um Sol escaldante, do Sul de Portugal...onde as cigarras - em grande sinfonia - marcam o compasso dos dias.
Sabe...tenho, ainda assim, um sonho: quando for grande quero conhecer o Mundo desde que morra em Portugal.
Abraço
Paulo
A Sul...Além Tejo

Jose Martins disse...

Caro Paulo,
Obrigado por visitar o meu blogue. Continuarei, como hoje, a ler com interesse a sua excelente prosa.
Abraço amigo
José Martins

Savonarola disse...

Caro José Martins,

É com enorme prazer que visito pela primeira vez o seu blogue, que muito me agradou. Gostei muito de ficar a par da existência do blogue da Embaixada de Portugal em Brasília, que irei certamente visitar. E ficam já marcados para uma visita atenta o seu site e os seus outros dois blogues.
Agradeço imenso os links que aqui colocou. Por seu lado, o Maquiavelices já tem um link, lá no meu cantinho.

Um abraço anarquista

Jose Martins disse...

Caro amigo Savonarola,
Muito obrigado por visitar o meu blogue. Abraço bloguista
José Martins

carlos fino disse...

Exmo Senhor José Martins

Muito obrigado pelas suas elogiosas referências ao Blogue da Embaixada de Portugal no Brasil.

As suas amáveis palavras são naturalmente um estímulo para prosseguirmos neste esforço de dar a conhecer tudo ou quase tudo o que de mais relevante ocorre nas relações entre Portugal e o Brasil.

Melhores cumprimentos
Carlos Fino

Jose Martins disse...

Caro Carlos Fino,
A justiça deve ser feita a quem a merece e o valor: seu-a-seu-dono! Conheço bem os méritos do Senhor Embaixador Seixas da Costa e a sua actividade de brilhante e corajoso jornalista. Bem é que eu, como ex-correspondente da Agéncia Lusa no Sudeste Asiático, por vários anos e no terreno, na floresta da Birmânia e em Phnom Penh de quando a retirada das tropa vietnamitas, onde os tiros nunca são para nós que reportamos mas para os outros. Assim foi a sua actuação no Iraque, de quando a invasão do exército americano, que em directo segui a mais proficiente reportagem, jornalística, que nunca tinha observado. Fez de mim um seu admirador. Espero que continue com o "bom trabalho" no blogue da Embaixada de Portugal em Brasília.
Abraço amigo
José Martins